Escolinha do Campo

II Encontro do Clube dos Pensadores  voltar


Primeiro, foi feita uma contextualização histórica. Para isso, recuámos no tempo até ao século XVIII para compreendermos as três fases da Revolução Industrial, que deu início à modernização tecnológica.
Posto isto, avançámos para a atualidade e percebemos que a tecnologia tem vindo a evoluir de forma muito rápida. Com efeito, o ciclo de vida dos produtos/serviços tecnológicos é cada vez mais curto, alimentado pela contínua investigação e desenvolvimento.
Cada vez mais, a tecnologia tem um grande impacto em todas as áreas da sociedade. Consequentemente, discutimos algumas das suas vantagens e desvantagens, procurando dar exemplos concretos.
Por um lado, por mais distância que exista entre as pessoas, estas podem comunicar facilmente, através de várias aplicações. Além disso, temos acesso a informação e conhecimento em qualquer local, basta estarmos “ligados”!
No entanto, muitas profissões têm vindo a ser substituídas por “máquinas”, podendo desaparecer. Mas isso pode ser positivo, se pensarmos na requalificação profissional. Outra desvantagem é o facto de muitas pessoas ficarem dependentes da tecnologia e não conviverem “cara a cara”.
Tendo em conta todos estes aspetos, pudémos concluir que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso quotidiano e que irá continuar a evoluir drasticamente para facilitar e melhorar a nossa vida.

Voltaremos a partilhar o próximo encontro! Até lá! 

Escolinha do Campo

Rua 25 de Abril, nº 111 Quinta das Faias, Vendas de Azeitão
Email: info@escolinhadocampo.com | Telefone: 21 218 01 34 | Telemóvel: 91 725 75 77

Criado e mantido por Megasites