Escolinha do Campo

Clube dos pensadores – Redes sociais  voltar


Começámos por fazer uma breve introdução, onde explorámos o conceito de “rede social” e chegámos à conclusão que redes sociais já existem há muito tempo, uma vez que se tratam das relações existentes entre pessoas que fazem parte de um grupo, onde a interação está facilitada.

Mas nesta sessão, as redes sociais que se encontravam em discussão eram as que tinham como base as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Como tudo na vida, também nas redes sociais há vantagens e desvantagens, potenciadas essencialmente pela forma como as utilizamos.
Em conjunto, identificámos algumas vantagens como: conseguirmos comunicar com pessoas que estão distantes de nós e até com as que não vemos há muito tempo; podermos partilhar os momentos importantes com outras pessoas, na hora em que estão a decorrer; e termos maior facilidade em encontrar informação que necessitamos, por exemplo, para trabalhos da escola.
As desvantagens que encontrámos foram: as pessoas perdem muito tempo nas redes sociais, em vez de conviverem pessoalmente com amigos e familiares; perdem a noção do tempo por se dedicarem tanto às tecnologias; podem ficar mais expostos a quem lhes quer fazer mal, como por exemplo, assaltar a casa ou ser vítima de cyber bullying e de criação de falsas identidades.

Percebemos também que há redes à medida de tudo e de todos: youtube, onde podemos ter um canal de “tv”; myspace dedicado ao tema musical; linkedin, uma rede profissional; instagram; pinterest,… que partilham das vantagens e inconvenientes identificados acima.

Para o futuro, fala-se de Realidade Virtual / Realidade Aumentada. Espera-se, por exemplo, em breve, reuniões de trabalho em salas virtuais, com avatares.
Cá estaremos para ver o que aí virá.

Escolinha do Campo

Rua 25 de Abril, nº 111 Quinta das Faias, Vendas de Azeitão
Email: info@escolinhadocampo.com | Telefone: 21 218 01 34 | Telemóvel: 91 725 75 77

Criado e mantido por Megasites